26 setembro 2010

Programa de Pós-Graduação em Ecologia (UFRJ)



Curso: Mestrado e Doutorado
Linhas de pesquisa:
1. Ecologia de Organismos

Ecofisiologia; comportamento; história natural e biologia evolutiva de organismos.

2. Ecologia de Populações


Dinâmica e estrutura (genética e demográfica) de populações e metapopulações; movimento individual; seleção de hábitats; interações entre plantas e animais, hospedeiros e parasitas. processos seletivos e aptidão; evolução de características bionômicas.

3. Ecologia de Comunidades, Macroecologia e Biogeografia: Estrutura e organização de comunidade

Estrutura e organização de comunidades locais; padrões de riqueza de espécies; modelagem de distribuição de espécies; variação geográfica.
4. Ecologia de Ecossistemas, Limnologia e Oceanografia

Dinâmica da produtividade primária e secundária em ecossistemas; ciclos de matéria e fluxo de energia; funcionamento e estrutura de ecossistemas.
5. Biologia da Conservação, Ecologia de Paisagens e Manejo de Espécies

Biodiversidade e formas de redução de suas taxas de extinção; heterogeneidade espacial e efeitos de escala na dinâmica de processos ecológicos, como conectividade entre habitats, efeitos de perda e fragmentação de habitats; manejo de espécies, particularmente recursos pesqueiros, espécies exóticas e invasoras; programas de inventário rápido e monitoramento de espécies; delineamento de reservas; políticas públicas para a conservação da biodiversidade.
6. Gestão e Educação Ambiental

Aplicação de teorias, modelos e métodos ecológicos no manejo do meio ambiente, como mudanças globais, monitoramento e recuperação de ecossistemas, poluição aquática e contaminação ambiental; abordagens e métodos na educação sobre o meio ambiente.
Conceito CAPES: 6
Processo de seleção:
O PPGE promove anualmente o exame de seleção para o curso de Mestrado e Doutorado strito sensu. Atualmente são oferecidas 14 vagas para o curso de Mestrado, com duração de 02 de anos e 06 vagas para o curso de Doutorado com duração de 04 anos.
Maiores informações:  
Telefone: 21 25626320

Nenhum comentário: