08 novembro 2010

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL – UNIVALI

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Vale do Itajaí informa que estão disponíveis 09 (nove) bolsas de Mestrado e 04 (quatro) de Doutorado para alunos ingressantes no primeiro semestre de 2011.

1)      Mestrado
a)      CAPES/PROSUP:  02 (duas) bolsas (com duração de 24 meses) concedidas pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior do Ministério da Educação – CAPES/MEC, através do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – PROSUP para o Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia Ambiental – Programa de Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental, nas áreas de concentração em Tecnologia e Gestão Ambiental e Ecossistemas Aquáticos. Os mestrandos candidatos as bolsas, referentes ao ingresso no primeiro semestre de 2011, deverão atender aos critérios estabelecidos no Art. 10 do Regulamento do PROSUP e o processo para inscrição consistirá no preenchimento e atendimento do termo de compromisso inerente à qualidade de bolsista CAPES. A classificação irá considerar a posição do aluno no Processo Seletivo para ingresso no curso, respeitando os critérios estabelecidos no Regulamento do PROSUP.
b)      “Projeto Isca-Viva”: coordenado pela UFSC, com participação da UNIVALI e do CEPSUL/ICMBIO, o projeto foi aprovado junto ao Edital MCT/CNPq/CT-AGRONEGÓCIO/MPA/036/2009. Estão disponíveis duas bolsas com duração de 24 meses cada, destinadas à avaliação da qualidade da água nas tinas de estocagem de sardinha-verdadeira, no ambiente natural e cativeiros da sardinha-verdadeira, e sua relação com a qualidade e saúde dos organismos. É desejável que o candidato tenha afinidade com as áreas de cultivo e avaliação da qualidade de água, além de habilidades laboratoriais e disponibilidade para embarques. Informações adicionais com os Profs. Drs. Gilberto Caetano Manzoni (manzoni@univali.br) e Kátia Naomi Kuroshima (katia@univali.br).
c)       “Projeto IGEPESCA – Inovação e interdisciplinaridade aplicadas à gestão e ao desenvolvimento sustentável da indústria pesqueira marinha das regiões Sudeste e Sul do Brasil”: coordenado pela UNIVALI, com participação do Instituto de Pesca (SP), Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso (Chile) e Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI), foi aprovado junto ao Edital Ciências do Mar (CAPES – 09/2009). Estão disponíveis cinco bolsas com duração de 24 meses cada, destinadas ao desenvolvimento de dissertações interdisciplinares vinculadas aos seguintes eixos temáticos e respectivas linhas de pesquisa:
                - Tecnologias para a Gestão Pesqueira: “Desenvolvimento e adaptação de tecnologias de aquisição de dados ambientais a partir de embarcações da pesca industrial” e “Aplicação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de ferramentas de integração e análise de dados pesqueiros e ambientais”;
                - Estrutura e Processos dos Ambientes Marinhos que Sustentam a Atividade Pesqueira: “Descrição das comunidades bentônicas e pelágicas ocorrentes nas áreas de pesca e avaliação dos impactos exercidos pela atividade pesqueira sobre tais comunidades”;
                - Utilização e Manejo dos Recursos Pesqueiros: “Descrição da estrutura e dinâmica das pescarias” e “Avaliação da dinâmica da biomassa, da estrutura populacional e dos potenciais de produtividade dos estoques pesqueiros”.

                Os candidatos deverão consultar informações detalhadas sobre o projeto, incluindo seus objetivos, orientadores, eixos temáticos e respectivas linhas de pesquisa em www.univali.br/gep, ou diretamente com o coordenador, Prof. Dr. Paulo Ricardo Pezzuto (pezzuto@univali.br).
2)      Doutorado
 
a)      “Projeto IGEPESCA”. Estão disponíveis quatro bolsas com duração de 48 meses cada, destinadas ao desenvolvimento de teses vinculadas aos mesmos eixos temáticos descritos acima. Além das linhas de pesquisa já citadas, também serão contempladas linhas adicionais, como segue:
                 - Estrutura e Processos dos Ambientes Marinhos que Sustentam a Atividade Pesqueira: “Descrição e avaliação das características oceanográficas das áreas de pesca e do seu entorno”; “Relação entre a produtividade planctônica e os recursos pesqueiros pelágicos” e “Relação entre os tipos de fundos e os recursos pesqueiros demersais e bentônicos”;
               - Utilização e Manejo dos Recursos Pesqueiros: “Estratégias e planos de manejo baseados em estoques-alvo e em ecossistemas”

As teses de doutorado deverão ter caráter interdisciplinar, transitando obrigatoriamente entre linhas de pesquisa de diferentes eixos temáticos. Informações adicionais podem ser consultadas em www.univali.br/gep, ou diretamente com o coordenador, Prof. Dr. Paulo Ricardo Pezzuto (pezzuto@univali.br).

Nenhum comentário: